A prática do desenvolvimento só se dará na medida em que a sociedade perceber que precisamos fazer, em nossas cadeias produtivas e padrões de consumo, uma mudança de paradigma ampla e abrangente, que mude completamente a maneira como produzimos, consumimos e descartamos.

Para tornar esta visão uma realidade, o WWF-Brasil atua em diversas frentes: apoiamos, por exemplo, a adoção de sistemas agroflorestais em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) com fins econômicos; participamos de diversas redes dedicadas à agroecologia e produção orgânica; fomentamos a produção sustentável de itens da sociobiodiversidade como borracha, castanha-do-Brasil, açaí, farinha de mandioca, guaraná, cupuaçu. Desenvolvemos, ainda, projetos de manejo do pirarucu – com o propósito de manter a renda dos pescadores sem prejuízo para as populações deste peixe.

No Sul do Amazonas, estamos estudando as possibilidades de implantação de projetos de Pagamento por Serviços Ambientais, apoiamos técnica e financeiramente experiências de turismo de base comunitária e instalamos projetos de abastecimento de energia solar para fins produtivos e econômicos.

SAIBA MAIS SOBRE ECONOMIA DE BAIXO CARBONO