O WWF-Brasil atua há mais de 20 anos na Amazônia, buscando a criação, implementação e boa gestão das florestas e rios deste bioma. Entre outras atividades, nós apoiamos o programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) – que protege mais de 62 milhões de hectares espalhados por 117 unidades de conservação. Também trabalhamos em projetos de campo em algumas áreas emblemáticas, como a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre; o Parque Nacional do Juruena, entre o Amazonas e o Mato Grosso; e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, entre o Pará e o Amapá.

Alguns animais-símbolo da Amazônia também são alvo de nossos projetos de conservação, como o boto e a onça pintada. Também apoiamos a adoção de novas tecnologias que facilitem a gestão e monitoramento de áreas protegidas como drones e tags; e tecnologias e abordagens inovadoras, como a SMART.

Outras ações do WWF-Brasil incluem a articulação para promover a proteção de territórios na área limítrofe entre Brasil, Bolívia e Peru; os trabalhos juntos aos conselhos de Unidades de Conservação, que fomentam a participação e o controle social na gestão de áreas públicas; e as pesquisas sobre contaminação por mercúrio feitas recentemente no Amapá. Também executamos, de maneira permanente, pesquisas com outras organizações para gerar novos dados, conhecimentos e informações sobre a importância das áreas protegidas brasileiras.

SAIBA MAIS SOBRE CONSERVAÇÃO DE ÁREAS E RECURSOS NATURAIS