LUIS CARLOS

MORADOR DA COMUNIDADE DA BARRA DE SÃO MANOEL

O bom líder tem, entre outras características, liderança, iniciativa e espírito de equipe.Um sujeito que possui essas características e soube usá-las em prol de sua comunidade foi o guia turístico Luis Carlos de Albuquerque Menezes, 53 anos.

Nascido e criado na Barra de São Manoel – uma pequena comunidade do município de Apuí, no Sul do Amazonas – Luis tornou-se uma das maiores lideranças da Barra de São Manoel, ajudando a trazer diversos benefícios para a comunidade. Ele foi eleito seis vezes para presidir a associação de moradores e só não continuou porque, em determinado momento, decidiu se retirar do ofício. Há dez anos, conseguiu levar o primeiro gerador de energia para a Barra – que vivia, até então, à base de lamparinas.

“Criar a nossa associação, num primeiro momento, foi muito difícil. As pessoas achavam que não serviria para nada, que era um projeto que não daria certo. Felizmente, isso mudou e muita gente acabou comprando a nossa ideia”, conta.